A Igreja

Conheça um pouco mais sobre nossa história

1940: O Início

Início da jornada missionária de Joaquim Ribeiro em Rocinha, levando o evangelho aos quilombolas.

Foi por volta da década de 1940 que um homem muito simples, sem muito estudo e com uma caixa de pintinhos, embarcava na estação de trens da Antiga Companhia Paulista em direção a Rocinha. Seu objetivo era levar o evangelho do Senhor Jesus aos quilombolas da Fazenda Cachoeira. Mas o que tem a ver a caixa com pintinhos? A oportunidade de falar de Jesus às almas que iriam embarcar naquele trem. O nome deste ilustre homem era Joaquim Ribeiro, um cooperador da Igreja em Jundiaí que fazia este trajeto para ganhar seu sustento e ganhar almas para o Senhor Jesus. Uma pessoa desprendida de tudo, conta a nossa irmã Dirce Pinheiro, que teve a oportunidade de conhecer o nobre cooperador, que ao chegar em uma vila e observar que alguém estava com fome, ele dava a marmita que tinha para suprir a fome daquele necessitado. A primeira família a ser evangelizada pelo irmão Joaquim foi a família do irmão João Manuel da Silva (In memorian), e ele recebia o irmão Joaquim em sua humilde casa para realizar cultos na Fazenda Cachoeira e ganhar outras almas para o Senhor Jesus.

1950: Crescimento e Desafios

Expansão da obra religiosa para Vinhedo, enfrentando desafios para construir o primeiro templo.

Com a emancipação de Rocinha para Vinhedo, e consequentemente o crescimento, o Irmão Joaquim contou com a ajuda de outro cooperador, o Pastor Ariano Ferreira, conhecido do Pastor Elizeu Queiroz de Jundiaí, para iniciar os trabalhos nas casas dos irmãos pelo Bairro da Barra Funda, Jardim Brasil e Nova Vinhedo. O Pastor Ariano ficou pouco tempo e o Pastor Norestildes Falcão e sua Família deram início aos trabalhos na rua da Formiga, no Jardim Brasil e com a ajuda dos irmãos que se ajuntavam ao evangelho decidiram comprar um lote para construir o primeiro templo na década de 1950.

1º templo da igreja, Rua Vilela Magalhães, S/Nº - 19701º templo da igreja, Rua Vilela Magalhães, S/Nº - 1970

1960: Expansão para Outras Regiões

Ampliação da evangelização para fazendas e bairros, superando dificuldades com apoio de novos cooperadores.

Muitos desafios foram superados, com a vinda de muitos outros cooperadores para ajudar na obra do Senhor, como o Maestro Paulo Ferreira, filho do Pastor Ariano Ferreira, para ajudar com a música e o coral da Igreja. Muitos outros já passaram por esta obra, na Fazenda Monte Alegre, Fazenda Bahia, Fazenda Santa Cândida e o Bairro da Capela, foram desbravados pelo poder do evangelho na década de 1960. Nada pode parar o crescimento da Igreja, disse o Pastor Alberto Nicácio, que apenas um irmão tinha carro na igreja, e disponibilizava para ajudar na evangelização dessa região, era o saudoso José Bertaglia. Saíam do centro em direção às referidas fazendas e ao bairro da Capela para evangelizar com Willys Itamaty, colocava os irmãos no carro e saíam para o evangelismo.

1970: Novos Desafios e Mudanças

Necessidade de um novo templo devido ao crescimento da congregação, resultando na troca por um terreno maior em 1978.

Agora um desafio novo, um templo maior em um lugar onde a força da natureza não fosse um problema. Toda vez que chovia a Igreja ficava alagada. Em 1978, não comportando mais o número de membros que estava em franco crescimento, o Pastor Norestildes de Góis Leite Falcão propôs à prefeitura da cidade a permuta do prédio da igreja por um terreno muito maior no Jardim Alba.

Construção do novo templo - Julho de 1979Construção do novo templo - Julho de 1979

1980: Inauguração do Novo Templo

Celebração da inauguração do novo templo em 1980, marcando um marco na história da igreja.

A inauguração do novo templo aconteceu no dia 02 de Abril de 1980, com a presença de várias autoridades.

Pastor José Wellington Bezerra da Costa e autoridades locais cortando a fita simbólica durante a cerimônia de inauguração da igreja - 02 de Abril de 1980Pastor José Wellington Bezerra da Costa e autoridades locais cortando a fita simbólica durante a cerimônia de inauguração da igreja - 02 de Abril de 1980

1993: Autonomia da Igreja

Conquista da autonomia da igreja em 1993, tornando-se uma congregação independente.

Em 1993 a igreja ganhou autonomia, e tornou-se campo independente, pois até então era congregação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Vianelo – Jundiaí.

Fachada do templo - Abril de 1980Fachada do templo - Abril de 1980

1997: Continuidade e Crescimento

Continuidade da liderança pastoral com o Pastor Sílvio Donizete Pereira e crescimento da igreja com múltiplas congregações.

Após a presidência do Pastor Angelo Francisco dos Santos, assumiu o Pastor Sílvio Donizete Pereira. Desde a sua fundação, nos anos 40, a igreja expandindo.

Pastor Sílvio e famíliaPastor Sílvio e família

2025: Novos Desafios e Oportunidades

Assume o pastor Heber Souza, vindo de São Paulo, assume com o desafio de liderar a igreja em um novo ciclo de crescimento.

A igreja ganha uma nova fase de expansão, agora com a sede e mais 7 congregações espalhadas pela cidade, a igreja segue trabalhando com a liderança e visão ministerial do pastor Heber Souza.

Pastor Heber e esposaPastor Heber e esposa